A respeito de [VotoEletronico] Fwd: e agora, Venezuela,
em 12/06/2004, 05:43, Amilcar Brunazo Filho escreveu:

ABF> Obs: no mesmo dia saiu uma outra reportagem no NYTimes sobre o falso dilema
ABF> usabilidadeXsegurança das urnas-e. Como tenho trocado algumas mensagens com
ABF> gente dos time dos "ergonômicos", vou comentar sobre isto daqui uns dias,
ABF> quando voltar de viagem à Brasília. Esta outra reportagem está em:
ABF> http://www.nytimes.com/2004/06/11/opinion/11FRI1.html?th

Aqui temos um outro problema, que os americanos não citam, mas que se
encaixa no mesmo dilema: o voto dos analfabetos. Como eles (assim como
os deficientes visuais citados no artigo) podem se beneficiar da
verificação pelo voto impresso, ou, pior, como fazer para eles não
emperrarem ou invalidarem o processo? Se a votação só se completa com
a confirmação do voto impresso, um cego ou um analfabeto não poderá
fazê-lo. E o recurso do fone de ouvido oferecido em algumas seções
pode sempre levar à denúncia de fraude: quem garante que a resposta
audível corresponde ao que está impresso?

--
Grande abraço,

Roger Chadel

--------

    ////    Delenda est TSE
|   /    |  Quem garante que seu voto vai para seu candidato?
|--------|  www.votoseguro.org

--------

Extraido de minha coleção de taglines:
Os homens mentiriam menos se as mulheres fizessem menos perguntas (Max Nunes)

 /"\
 \ /  Campanha da fita ASCII - contra mail html
  X   ASCII ribbon campaign - against html mail
 / \