Title: GRAVÍSSIMO
Antes de escrever esse artigo eu tinha já enviado a esse fórum uma mensagem em que dizia que tinham que explorar ese fato do PDT ser o único que está fiscalizando a eleição em nível nacional.
 
O brasileiro tem perfil conservador e é mais sensível ao que ele chama de "crítica construtiva" de que a crítica pura e simplesmente. Eu sentí na assembléia da APUB que essa notícia teve muito mais impacto do que todas as outras denúncias que fiz nesses últimos anos na assembléia da APUB.
 
Como ninguém teve tempo ou iniciativa de fazer isso, eu me arvorei a fazer por conta própria esse artigo para ver se cola e sai em alguma coluna do leitor.
 
Já convencí também o PDT daqui da Bahia a enviar um release desse fato à imprensa local.
 
 
F. Santana
 
 
----- Original Message -----
From: Francisco
Sent: Sunday, September 12, 2004 5:36 PM
Subject: [VotoEletronico] Re: [VotoEletronico] Re: [VotoEletronico] GRAVÍSSIMO FIEL 2004

Pela resposta da Vânia, acho que estou no caminho certo.
 
Vou aguardar mais alguns dias para explicar  melhor a razão de eu escrever esse artigo.
 
F. Santana.
 
 
 
 
----- Original Message -----
Sent: Sunday, September 12, 2004 5:12 PM
Subject: [VotoEletronico] Re: [VotoEletronico] GRAVÍSSIMO FIEL 2004

 
Eu lhe enviei um documento que denunciava essa pouca vergonha há algum tempo.
Você assinou e passou à frente, ou só jogou fora?           
 
Agora, acompanhe o problema em        http://www.votoseguro.org
 
A discussão continua correndo.

 
 
 

-----Mensagem Original-----
Para: Veja
Enviada em: domingo, 12 de setembro de 2004 16:53
Assunto: [VotoEletronico] GRAVÍSSIMO FIEL 2004

À REDAÇÃO: Gostaria de ver publicada a minha opinião. Agradeço antecipadamente,

 

Francisco J. D. Santana – RG 360219 – BA. TEL: (071) 248-9475

 

TRATA-SE  DE UM ESCÂNDALO QUE TEM QUE SER ALERTADO À POPULAÇÃO

 

GRAVÍSSIMO

 

Vou ao site do PDT e vejo lá:

FIEL 2004 - Disponibilização do Manual de Fiscalização do Processo Eleitoral Informatizado - Manual elaborado pelo Partido Democrático Trabalhista - e disponibilizado para uso nos termos da Licença Creative Commons - ....... - 3. Curso e Manual  - Apenas 2 partidos políticos, o PDT e o PT, se apresentaram no TSE para acompanhar e fiscalizar o desenvolvimento dos programas de computador do sistema eleitoral de 2004. Todos os demais partidos se omitiram em sua função de fiscais do processo eleitoral contribuindo, assim, para o obscurantismo do sistema. Somente estes dois partidos estão tecnicamente habilitados a verificar a integridade dos programas carregados nas urnas eletrônicas e somente o PDT se habilitou tecnicamente para verificar a integridade dos Programas dos Computadores de Totalização dos Votos das Capitais (os mesmos que em 2002 chegaram a acusar 41 mil votos negativos para o Lula). Diante deste quadro de total falta de preparo dos partidos políticos para fiscalizar eleições eletrônicas, o PDT, para honrar a memória de seu saudoso lider que sempre pugnou pela transparência das eleições eletrônicas, decidiu disponibilizar o seu Manual de Fiscalização das Eleições Informatizadas de 2004 para que qualquer candidato de qualquer partido possa apreender como fiscalizar as eleições eletrônicas brasileiras. Um curso de treinamento de monitores para fiscalização eleitoral e o direito de uso dos Disquetes de Verificação de Assinaturas Digitais também poderá ser contratado com os responsáveis (TEL: (11) 3242 9191) - Os Diretórios Regionais do PDT podem solicitar cópias dos Disquetes de Verificação de Assinaturas Digitais sem nenhum custo.

 

Não são portanto os inimigos da urna eletrônica que a estão condenando. São justamente os seus amigos. Se o TSE disponibiliza aos partidos e à sociedade civil um processo de fiscalização que segundo ele e os idealizadores do voto por máquinas eletrônicas são necessários e suficientes para impedir a fraude e ninguém comparece é porque esse sistema faliu. Ou trata-se de uma greve de protesto ou uma traição desses partidos ou das instituições sociais ao cidadão brasileiro, pois ele imagina que essas instituições estão fiscalizando e lhes dando a garantia necessária que ele espera para que seu voto não seja fraudado.

 

Em qualquer país do mundo isso seria o motivo de uma revolução ou de uma intervenção de algum poder ainda não corrompido que suspendesse esse processo imediatamente e reinstalasse a urna de pano. Pelo menos nessa, a fraude seria responsabilidade do cidadão comum, leigo em informática.

 

F. Santana


Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
Scan engine: VirusScan / Atualizado em 08/09/2004 / Versão: 1.5.2
Proteja o seu e-mail Terra: http://www.emailprotegido.terra.com.br/


Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
Scan engine: VirusScan / Atualizado em 08/09/2004 / Versão: 1.5.2
Proteja o seu e-mail Terra: http://www.emailprotegido.terra.com.br/

Responder a