Sim.
 
É do Gaspari:
 
 
-----Mensagem original-----
De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED]Em nome de B Azevedo
Enviada em: quarta-feira, 26 de janeiro de 2005 09:40
Para: voto-eletronico@pipeline.iron.com.br
Assunto: [VotoEletronico] OT: Re: Conselhos de um dos maiores jornalistasdo NYT

Alejandro:
Voce teria o artigo original inteiro ou link para ele?
Benjamin

Alejandro Carriles wrote:
Safire presenteou o público com doze conselhos aos leitores de artigos produzidos pela espécie de jornalistas que se denominam colunistas:

Aqui vão oito deles, numa tradução pra lá de livre:

1. Nunca procure o tema de um artigo no primeiro parágrafo. Os colunistas colocam a azeitona lá pela metade do texto. Dá um sabor de exclusividade ao leitor que percebe o valor da informação.

2. Não leia artigos que tratam de dois assuntos. Eles informam apenas que o sábio não conseguiu decidir a respeito do que ia escrever.

3. Não se iluda com falsas associações, os articulistas adoram usar argumentos da esquerda contra a esquerda (Lula contra o PT) ou da direita contra a direita (Delfim Netto contra os juros altos). Em geral não querem dizer nada. (Salvo no caso de Safire: no final de 2001, depois do 11/9, quando George Bush investiu contra as liberdades públicas dos americanos, ele denunciou o pânico num artigo intitulado “Assumindo poderes ditatoriais”. Os liberais estavam amedrontados e calados.)

4. Cherchez la source . Pergunte sempre: quem pode ser a fonte desse artigo? A quem interessa isso que está aí? Sempre que um articulista mencionar uma fonte “autorizada” ou “confiável”, procure lembrar se alguma vez um deles mencionou origens “desautorizadas” ou “inconfiáveis”. No Brasil, por exemplo, sempre que alguém lhe der um texto com informações atribuídas a um “interlocutor” de Lula, pergunte-se o que isso significa.

5. Cuidado com a erudição circular. O artista começa seu artigo com uma referência histórica ou com um caso interessante. Lá pelo meio do texto retoma o tema, dando ao leitor a impressão de que sua argumentação era sólida. Muitas vezes ele voltou ao ponto de partida sem ter ido a lugar algum.

6. Cuidado com o reconhecimento de pequenos erros. Os sábios gostam de admitir humildemente seus pequenos erros (Lula e FFHH não são paulistas; Oslo não é a capital da Suécia). Fazendo isso conseguem um crédito que soberbamente os desobriga de admitir erros de julgamento muito mais sérios. (O peso argentino e o dólar americano valiam a mesma coisa.)

7. Não perca tempo com polêmicas entre colunistas. Quando os observadores viram participantes, os leitores acabam perdendo a verdadeira controvérsia. Essas discussões são como fotografias de pinturas de uma escultura.

8. Quando um artigo atroz provocar sua fúria, não mande mensagens agressivas ao autor. Sua fúria o leva a achar que acertou o alvo.

No virus found in this outgoing message. Checked by AVG Anti-Virus. Version: 7.0.300 / Virus Database: 265.7.2 - Release Date: 21/01/05
______________________________________________________________ O texto acima e' de inteira e exclusiva responsabilidade de seu autor, conforme identificado no campo "remetente", e nao representa necessariamente o ponto de vista do Forum do Voto-E O Forum do Voto-E visa debater a confibilidade dos sistemas eleitorais informatizados, em especial o brasileiro, e dos sistemas de assinatura digital e infraestrutura de chaves publicas. __________________________________________________ Pagina, Jornal e Forum do Voto Eletronico http://www.votoseguro.org __________________________________________________
No virus found in this outgoing message.
Checked by AVG Anti-Virus.
Version: 7.0.300 / Virus Database: 265.7.2 - Release Date: 21/01/05

Responder a