Em 25 de novembro de 2011 11:01, Rodrigo Tetsuo Argenton
<rodrigo.argen...@gmail.com> escreveu:

> Algo cultural nosso, já repararam quando você pergunta de onde você
> veio para um gringo ele fala a região e depois o país, ou nem fala o
> país? Nós temos um treco estranho e falamos "Brasil" e só, normalmente
> eles reformulam a pergunta para saber a região. É cultural que não
> importa aonde seja, desde que seja Brasil, por mim façam aonde tiver
> gente disposta e a gente não ira divulgar Iberocop no Rio, e sim no
> Brasil. Agora estamos formando uma comunidade no Rio, vamos ver o que

Uma professora socióloga com quem conversei recentemente disse que
existia, na opinião dela, algo comum entre todos brasileiros,
diferente do que ocorre entre outros países. Talvez esteja relaciondo
com o que está falando, mas não estou tão certo disso.

Eu também falo que sou de São Paulo, pois em geral os gringos conhecem
aqui. Mas se eu fosse de uma cidade menor, talvez mencionaria apenas o
Brasil, pois certamente a pessoa reconhecerá. Se fosse do Rio, é só
falar Rio que todo mundo conhece.

Quando encontro um gringo de uma cidade desconhecida, em geral eles
também falam apenas o país ou indicam um ponto de referência, "é uma
cidade pequeno nos arredores de Berlim."

Mas somos um país com pouca tradição de intercâmbio internacional, por
razões geográfica e culturais, então pode ser que também esteja
relacionado com o que falou.