Boa tarde,

Meu nome é Aline de Campos e sou de Porto Alegre - RS. Acompanho a lista
desde 2008, época em que escrevia minha dissertação que teve como objeto de
estudo a Wikipedia e os conflitos em processos colaborativos. Inclusive
tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Pietro Roveri em um evento
de Comunicação onde apresentamos nossos trabalhos na mesma sessão.

Sempre tive muito interesse em participar mais ativamente das discussões.
Recentemente participei de uma pesquisa do IBOPE encomendada pela Wikimedia
e das palestras sobre a Wikipedia no Fórum Internacional Software Livre e a
vontade de me envolver novamente nas discussões ressurgiu mais forte.

Não sou uma editora ativa na Wikipedia, mas sou fascinada pelo processo de
colaboração e este é meu foco de estudo. Confesso que, justamente por isso,
tive receio inúmeras vezes de me manifestar, por medo de ser mal
interpretada ou ainda julgada por não ter uma grande produção dentro da
Wikipedia. Já acompanhei inúmeras discussões aqui e acredito muito que os
conflitos são ótimos para os processos colaborativos, já que dediquei mais
de dois anos da minha vida ao estudo disso. Porém em pessoas que apenas
acompanham como eu (ou talvez seja apenas um sensação minha), as
manifestações agressivas e de cunho pessoal já realizadas aqui inspiram
receio sim.

Peço desculpas por invadir a discussão, mas achei a manifestação do Tom
muito propícia...

Até mais,

*Aline de Campos*
Mestre em Comunicação e Informação PPGCOM/UFRGS
Bacharel em Ciência da Computação ICEG/UPF
Docente Faculdade de Tecnologia SENACRS
Analista de Sistema Web CPD/UFRGS
http://alinedecampos.org
@alinedecampos <http://twitter.com/alinedecampos>