Olá pessoal,

Desculpem a demora em responder, mas vocês devem saber bem que o final de
semestre sempre nos consome bastante.

Fico feliz e agradeço a ótima receptividade :)

Respondendo a pergunta de vocês sobre a pesquisa realizada pelo IBOPE
Inteligência, foi através aqui da lista mesmo que tomei conhecimento. Em
Maio a Parul Vora da WMF enviou um e-mail com o título de "[Wikimedia
Brasil] Chamada de Trabalhos: Mobile Research!".

Como tenho me interessado bastante por computação móvel, achei interessante
a idéia de colaborar com a pesquisa. No início do ano a Wikimedia
Foundation fez uma parceria com o IBOPE e com o CETIC.br para realização de
uma pesquisa sobre os hábitos de leitura e edição da Wikipedia utilizando
dispositivos móveis.

Durante quatro dias tive que responder a questionários. Depois disso, em
Junho, a Mariana do IBOPE veio até minha casa fazer uma entrevista que
durou duas horas e foi gravada em vídeo. Gostei bastante de participar e
estou curiosa pelos resultados.

Quanto a minha dissertação, fiz o mestrado de 2007 a 2009 no Programa de
Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS e fui orientada pela
Prof. Dr. Alex Primo.

Durante este tempo li e escrevi sobre os diversos tipos de colaboração, com
enfoque especial nos conflitos que desequilibram as relações e o processo
de escrita coletiva, auxiliando em novas visões sobre um mesmo assunto.

Em meio a isso também abordei alguns temas como o pensamento grupal e a
sabedoria das multidões, buscando os aspectos mais "problemáticos" dos
processos colaborativos.* *

Como um dos meus objetos de pesquisa utilizei a Wikipedia e o estudo de
cinco verbetes onde analisei o conteúdo, o histórico e as discussões.

Se alguém se interessar está disponível no LUME, Repositório digital da
UFRGS* *no link*:
*http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/16928

Estou a disposição no que eu puder colaborar. Podem contar comigo para
auxiliar em mobilizações aqui na região :)

Até mais!
*
Aline de Campos*
Mestre em Comunicação e Informação PPGCOM/UFRGS
Bacharel em Ciência da Computação ICEG/UPF
Docente Faculdade de Tecnologia SENACRS
Analista de Sistema Web CPD/UFRGS
http://alinedecampos.org
@alinedecampos <http://twitter.com/alinedecampos>