Olha, não ponho muita fé que voluntários convençam o Scielo/BIREME a
adotarem licença-padrão diferente, já que o uso em si do termo "NC" pode
ser utilizado por eles como argumentação para convencer os mais receosos em
colocar sua produção online, de graça.

Acredito que a argumentação precisaria se dar a nível de autor para autor,
de editor para editor...

Infelizmente, Mateus, devo te lembrar que o que é de maior reconhecimento é
a Wikipédia. Por culpa do pioneirismo talvez, mas também da fundação que
gere ela e os demais projetos (que estão estagnados por falta de apoio
intelectual, logístico e técnico-tecnológico).

A nível de América Latina, repositório com coisas de *acesso* aberto é o
Scielo (e a nível mundial ele também está lá em alguma boa posição).
Querendo ou não, eles tem mais influência nesse assunto.

E mesmo se não tivessem, há organizações vizinhas à Wikimedia que ficam
satisfeitas em conseguir o *acesso aberto* e tem medo de parecerem membros
das FARC se forem tentar argumentar a fim do *conteúdo livre*. E querendo
ou não, a nível de Brasil esas nossas vizinhas estão muito melhor
articuladas e estabelecidas do que a Wikimedia (novamente por parte da
culpa cabendo à estrutura da fundação, que acordou para a vida dos
problemas territoriais versus presença de massa crítica suficiente um pouco
tarde; se a internacionalização tivesse sido levada um pouquinho mais a
sério enquanto eles tentavam administrar a fama lá nos EUA, não ficando
para o que sobrasse...)

Mas mesmo com todo meu pessimismo depressivo, me coloco à disposição de
sair do meu wikibreak, se resolverem tentar dar umas cutucadinhas com grãos
de areia nas rochas...

Tenho até algumas idéias, na verdade.

Sou proprietário do http://partilhe.me , registrado anos atrás para coisas
de Wikimedia que pensei na altura mas tive de as congelar. Talvez nesse
site montar um kit argumentativo, encorajando as pessoas a liberarem suas
produções em niveis hierárquicos de "liberdade" (freeware, uso com
restrições, conteúdo plenamente livre)...