Mateus,

um caso que acho que pode animá-lo e topo ajudá-lo (não sei quando
terei tempo a curto prazo) a falar com o pessoal do Scielo para
tentarmos convencê-los das vantagens em tirar a restrição não
comercial.

Em fevereiro, o Vini (aqui da lista da Wikimedia Brasil) colocou eu e
a Jessie em contato com o Rafael Parente, da secretaria de educação do
Rio, uma pessoa bastante empolgada com a questão dos recursos
educacionais abertos tocando projetos bem interessantes. Numa reunião
entre ele, eu e a Jessie, ele nos apresentou a Educopédia, que possui
uma restrição não comercial em sua licença.

Expliquei para ele sobre alguns projetos Wikimedia (wikibooks,
wikiversidade etc.) e mencionei que com essa restrição os projetos não
seriam compatíveis. Quando começo a vir com o arsenal de argumentos
sobre as desvantagens dessa restrição, ouço "Tá, tudo bem, vamos tirar
o NC."

E no evento da semana passada no Rio da UNESCO, a Carol vem falar
comigo e com a Oona "Vocês viram, vão tirar a restrição NC da
Educopédia?" Daí explico para Carol e a Oona como ocorreu.

No evento da UNESCO fui com a camiseta da Open Knowledge Foundation,
então promovi bastante essa definição

http://opendefinition.org/

Foi por isso que disseram ter sido bom a presença da OKFn, deixando o
evento da UNESCO menos protocolar. Diz aê, Carol? ;)

E temos que ter menos medo de propor licenças abertas/livres (a la
OKFn e WMF), principalmente quando trata-se de conteúdos criados com
dinheiro público.

Tom