Sobre a ideia do YouTube não é má. P.ex. o projeto Udacity (
http://www.udacity.com/) realiza isto, mesmo não existindo um CC explícito
ali. Sobre a questão de utilizar dinheiro público, acredito que esteja
falando de forma retórica, pois sabemos que não funciona assim no Brasil.
No máximo vão falar que o "interesse público" já é realizado pelo fato de
estarem disponibilizando as aulas de graça para "usar" e não "para copiar".

A questão é mostrar aos professores que podem manter seus sites, blogs,
livros e afins, mas apenas abrindo a licença de uso destes conteúdos. Nisto
posso ajudar o mutirão e o Everton também pode ajudar nisto. Mas acho que
teríamos uma abertura melhor dentro das universidades privadas do que nas
públicas: nas públicas, boa parte dos professores são concursados e estão
mais interessados no domínio da sua pesquisa do que em abrir conhecimento
ao grande público. Para as universidades particulares, no entanto, é
interessante para a imagem delas estarem associadas a conhecimento livre,
movimentos modernos, etcetc.

Também falta, em língua portuguesa, bons materiais e conteúdos (como
artigos científicos) que popularizem os conceitos defendidos aqui. Este é
um outro caminho.