O Captcha, é remover o teste do Captcha q é ativado para todas as edições
de todos os ips, sejam elas quais forem. A wp.pt é a única (junto com wn.pt)
q usa um captcha nesse nível. E tem vários níveis de captcha, opções
intermediárias entre o atual e o padrão usado globalmente, vamos removendo
aos poucos para fazer uns testes e ver o que a comunidade quer.

Nessa parte do aviso, a ideia é substituir os avisos atuais, q não são nada
agradáveis a um novato, por avisos melhores, um pouco mais humanos. É uma
iniciativa ''global'' q já tem vários testes na wp.en e teve 1 ou 2 na wp.pt.
É consenso q os avisos devem mudar, já está na lista de tarefas da wp.pt a
pouco mais de 4 anos (e até agora nada foi feito, como sempre, cheio de
 tarefas e nada feito).
O ensaio pelo o q entendi seria recomendações gerais de como essas
predefinições de aviso devem ser, e ficaria na Wikipédia. Mas tb nenhum
impedimento de replicar essas recomendações nas outras wikis ou colocar no
meta.

E dessa ideia do ensaio tb vem o ponto 3, de falar com os usuários mais
experientes q eles devem tratar com mais carinho os novatos pq eles são
importantes para nós. Seja falando individualmente, seja uma campanha mais
abrangente para isso.

Claudio Barbosa