Pessoal
gostaria de colocar algumas considerações sobre isso tudo. Abdo e Jonas
pegaram o espírito da coisa e já responderam parte do que eu diria.

Por outro lado, entendo a surpresa do Rodrigo. Também me surpreendi um
bocado quando ouvi pela primeira vez a respeito disso e coloquei minhas
opiniões principalmente em relação aos projetos catalisadores - por me
considerar mais apta a falar disso do que sobre as fellowships, por
exemplo.

Acho que há algumas coisas importantes a serem consideradas:

1) No geral, o que impulsiona a mensagem da Sue é: como as capacidades da
WMF estão sendo utilizadas? Elas realmente são bem aplicadas em coisas que
podemos/sabemos fazer? Ou queremos abraçar o mundo e acabamos
negligenciando vários pontos que, se a WMF não cuidar, não há quem mais
cuide (grants, visual editor, novos features, mobile etc) - seja por sua
natureza (mobile, acordos centralizados com empresas multinacionais de
grande porte / distribuição de grants - quem mais poderia fazê-lo?), seja
por necessidade de grande investimento (financeiro e de recursos humanos -
visual editor)? Além disso, teria a WMF expertise para atuar localmente em
tudo quanto é lugar? Faz sentido isso? Acho interessante não ter uma
abordagem "expansionista".

2) Dito isso, acho que há críticas e questões importantes sendo debatidas
ali, e não creio que a WMF (digo, a própria Sue) não concorde com muitas
delas. Eu mesma levantei riscos de algumas escolhas (como os riscos de
focar em grants e ser vista como mais uma fundação que dá dinheiro por aí -
como o que o Rodrigo acabou de mencionar) e me pareceu que não só estão
cientes dos riscos, mas também pretendem tomar alguns cuidados para
evitá-los. A Jessie também levantou que muitas vezes os voluntários estão
mais interessados em apoios de outra sorte diferente de recursos
financeiros e chegou a mencionar o Brasil como exemplo de algo que já tinha
acontecido.

3) A Anasuya, com o apoio da Sue, tem reafirmado que o FDC vai distribuir
os recursos, mas que eles pretende criar mecanismos para, além de
distribuir recursos, facilitar a troca de aprendizados entre instituições,
capítulos e grupos; que os programas catalisadores, ao serem transformados
em parcerias com instituições locais, devem ser uma forma mais consistente
e promissora de desenvolver projetos localmente (com mais expertise local)
e o compartilhamento de aprendizados entre eles. E que os objetivos que
eram cumpridos pelo programa de fellowships podem ser adaptados para caber
no FDC. E que, por fim, a WMF deve identificar outras formas de apoiar o
movimento, mas sem necessariamente se tornar a executora direta do programa
na maioria dos casos. Por isso, inclusive, os catalisadores passariam a
funcionar como parceiros, mas a WMF não quer deixar de desenvolver o
programa. Ela só acha que o formato ("expansão da WMF mundo afora") não
condiz com o que podem fazer melhor, nem necessariamente fortalecem o
movimento como um todo. Eu confesso que não afirmaria isso categoricamente.
Pra mim, tudo depende de como é feito - e, aí, não importa se é por meio de
escritório ou parceria. Mas o fato é que, se o modelo não é replicável (e
nem desejável que o seja), faz sentido mantê-lo em poucos lugares?

4) Wikimania Scholarships: a Jessie esteve tentando discutir o processo
sobre scholarships para a Wikimania (
http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimania/Scholarships/2012) - alguém aqui
além da Beria está na internal-l e acompanhou isso? WMF já identificou que
hoje o processo não funciona como deveria, mas ela é quem tem mais
detalhes. Ela está doente (pegou dengue, coitada), mas assim que voltar à
ativa posso pedir pra que compartilhe um pouco de em que pé está isso.

5) E, por fim, sobre global south, eu concordo com a Anasuya (o que o Tom
diz no email anterior que é a opinião dela). Mas, mesmo assim, nenhum dos
dois é bom. POrque colocam num mesmo pacote um monte de país que vive
momentos e tem culturas muito diferentes. E aí é sempre o olhar do
estrangeiro (da mesma sorte que o sul e sudeste atribuindo ao "nordestino"
uma nomenclatura generalizante, do mesmo jeito que fomos "ilhas", do mesmo
jeito que a Inglaterra acha que é O continente  e por aí vai). E, se
entendi bem, por que escolheram Brasil, Índia e Norte da África e Oriente
Médio? Porque são países e regiões com grande potencial de crescimento. Não
porque são global south ou o que quer que seja. Então o uso da expressão
poderia, a essa altura, ser suprimido a meu ver. Mas isso é processo.

Abraços e beijos