Pessoal,
encaminho mensagem que recebi de Bernardo Gutiérrez (copiado aqui).
Acho que pode interessar ao movimento Wikimedia.

Bernardo, vou olhar com calma também. Por ora, posso adiantar que estou com
tempo totalmente restrito por causa da vida acadêmica além da profissional
na Wikimedia. Mas me pareceu bem interessante.

Abraços!
Oona

Caros todos

Escrevo para vocês por um assunto muito concreto. O caso é que estou
articulando o próximo #Wikisprint da P2P Foundation, que vai acontecer no
próximo dia 20 de marzo em mais de 20 países. Vocês são as pessoas mais
interessantes que eu conheço no Brasil, nessa área. Botei tudo mundo na
lista, até pessoas que não "são parceiros", porque como fala o Usman Haque,
"o bacana do código aberto é que até os inimigos trabalham juntos pelo bem
comum". É um caso claro: tudo está trabalhando no Wikisprint pelo famoso
'commons'.

O wikisprint é um mapeamento coletivo e distribuído para achar experiências
abertas ao redor do open source, governança aberta, licenças livres,
commons... O caso é que o Michel Bauwens, fundador da P2P Foundation, me
pediu ajuda. Ele vai visitar Barcelona-Madri e queria fazer um wikisprint
lá. Realmente, em número de licenças, projetos copyleft, inovação cruzada,
espaços de co-working, open source, Wi-Fi livres...lá está bombando (ainda
não apareça na mídia), Espanha lidera em número quase tudo isso.  Já não é
uma coisa minoritária e sim main stream. Tem arquitetura, advogados ou
agricultura copyleft. Mas eu sinto que América Latina tem um ecossistema
mais bacana (políticos que escutam mais) que a Europa, ainda que tenha
menos projetos, e que é a nossa vez.

Por isso, enviei um mail para 150 pessoas da América Latina de língua
espanhola, e em menos de 48 horas tínhamos 20 cidades. Hoje umas 40. O
continente é fortíssimo é processos de 'rural commons', 'software livre",
cultura livre e muito mais. E tudo foi crescendo.

O que iniciamente ia ser só em língua espanhola, virou uma coisa muito
maior. Entraram Itália e Greça. e o Brasil! Dentro do wikisprint temos
parceiros tão legais como o Media Lab Prado de Madri, a Fundación para el
Nuevo Periodismo Iberoamericano (do Garcia Márquez), la Escuela de los
Comunes de Barcelona, os principais coletivos de software livre da América
Latina, Guifi.net (a maior rede de WI-FI livre do mundo), Goteo.org,
espaços de co-working, os chilenos que estão desenvolvendo APP open source
para a NASA, os hacktivistas que organizaram a campanha do apoio do
Wikileaks, o 15M-Indignados da Espanha, SEGIB, hackerspaces, coletivos de
cultura livre, permacultura, o grupo de visual data do Manuel Castells ...
muito potente

Eu fiz um texto em espanhol, que já está em inglês, no blog da P2P
Foundation. Tomara alguém publique em português (licença livre)

http://blogs.20minutos.es/codigo-abierto/2013/03/04/la-europa-del-sur-y-america-latina-unidos-por-el-p2p/
http://blog.p2pfoundation.net/p2pwikisprint-southern-europe-and-latin-america-united-by-the-p2p/2013/03/06

Para quem tiver curiosidade, aqui a estratégia de comunicação expandida e
aberta que temos criado, que poucas agências de comunicação entenderiam
http://wikisprintp2pspanish.titanpad.com/5 A carioca Gabriela Mafort vai
dar uma ajuda nessa parte

O Brasil já tinha feito dois wikisprints, com o apoio do IBICT e a
ECO-UFRJ, articulados pelo grande parceiro Vinicius Braz Rocha. E agora, o
Brasil vai fazer wikisprint também. Temos confirmada a cidade do Rio de
Janeiro. Seria lindo que o wikisprint acontecesse também em São Paulo, em
Porto Alegre (transversão lab ou até Casa Mário Quintana), Recife (um forte
polo) e Salvador de Bahia (e esse lab do Mam, Karla? :)) . Mas pode ser em
lugares menores, pequenos (lab rural Nuvem, hello!), Juiz de Fora hello...
pontos de cultura... etc

Aqui vocês tem em português os critérios do Wikisprint da P2P Foundation,
bastante abrangentes (não é tão geek como parece, uma 'maloka' entraria no
mapeamento, por exemplo)  http://p2pfoundation.net/Category:P2P_WikiSprint

O incrível além, não vai ser um mapeamento normal. Vai ter self media, APP,
cartografias em tempo real, seminários, palestras, flash mobs, festivais de
cultura livre, jornais que já se comprometeram para fazer especiais... O
México tem já uma semana de programação....

Os interessados podem responder este mail ou pessoalmente, para mim e o
Vinicius Braz

"Vinicius Braz Rocha" <vr.self.me...@gmail.com>,

Estamos dialogando no twitter no hashtag #P2PWikisprint

Grande abraço!

Bernardo
 --
www.futuramedia.net  <http://www.bernardogutierrez.es>