Oi, Bernardo.

Tudo bem? Confesso que não entendi muito o e-mail. Se entendi bem...
(veja abaixo)

Em 6 de março de 2013 20:32, Oona Castro <oonacas...@gmail.com> escreveu:
> O wikisprint é um mapeamento coletivo e distribuído para achar experiências
> abertas ao redor do open source, governança aberta, licenças livres,

Já comecei a fazer um mapa das pessoas e grupos que apóiam, num
sentido bastante geral, o conhecimento livre em diversos contextos

http://wiki.okfn.org/Chapter/Brazil/people

Esses dias comecei a fazer um mapa mental por causa da Rede pelo
Conhecimento Livre <http://br.okfn.org/sobre> (trabalho começou no
Brasil em julho de 2011), mas não tive tempo de fazer um progresso
significativo, nem sei se achei o melhor software (tentei o freemind,
quero ver se há algo melhor). O mapa será algo nessa linha, mas no
contexto brasileiro

http://www.mindmeister.com/pt/28717702/everything-open-and-free

> [...]
> pediu ajuda. Ele vai visitar Barcelona-Madri e queria fazer um wikisprint
> lá. Realmente, em número de licenças, projetos copyleft, inovação cruzada,
> espaços de co-working, open source, Wi-Fi livres...lá está bombando (ainda
> não apareça na mídia), Espanha lidera em número quase tudo isso.  Já não é
> uma coisa minoritária e sim main stream. Tem arquitetura, advogados ou
> agricultura copyleft. Mas eu sinto que América Latina tem um ecossistema
> mais bacana (políticos que escutam mais) que a Europa, ainda que tenha menos

Acho importante destacar certa mudança que ocorreu na P2P Foundation.
Em 2011, junto com o Volker Grassmuck, que alguns aqui conhecem, bati
na tecla com o Michel para tirarmos a restrição não comercial dos
projetos dele. Parece que deu certo - claro que outros devem ter
também falado isso. E acho importante esclarecer esse ponto, apesar de
parecer um detalhe técnico de chatos, pois as implicações de algumas
restrições, como a do uso comercial, pode ter consequência a médio e
longo prazo ruins para a ampliação do Commons. Ou vão fazer um mapa de
tudo quanto é iniciativa que usa Creative Commons, como se fosse
livre.

Encontramos o Michel novamente no começo do ano passado, durante o
Festiva de Cultura Digital, onde desenvolvemos atividades junto a
comunidade REA (Recursos Educacionais Abertos) Brasil para promover o
acesso a recursos educacionais, mas ele não pôde participar das
atividades da Wikimedia Brasil pois estava bastante cansado.

Há muita coisa bacana ocorrendo nos projetos Wikimedia, como o uso da
Wikiversidade pelo pessoal das Cidades Sustentáveis (Ariel copiado
aqui). Não tenho tempo para ajudar antes do dia 20, mas gostaria de
acompanhar o trabalho de vocês para me ajudar no mapeamento que
apontei acima.

Abraços,

OKFN Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
http://br.okfn.org