Outros capítulos fornecem isso por meio de ofício às instituições
visitadas. Mais voltado à cobertura de eventos, é verdade, mas um
procedimento similar poderia ser elaborado para o que você tem em mente.
Haveria uma discussão no projeto (Wikinews - nesse caso, Commons?), e após
aprovado pelos demais voluntários, o capítulo forneceria a credencial.

https://meta.wikimedia.org/wiki/Wikinews_accreditation_policy
https://pt.wikinews.org/wiki/Utilizador:Castelobranco/Credenciamento

Esse é um dos motivos pelos quais eu defendi a criação de um capítulo no
Brasil no formato de associação.
Agora é só esperar mais um ou dois anos...

CB

P.S. Eu nunca vi o termo "acreditação" em português, então usei
"credenciamento", no texto que pretendia apresentar em português sobre a
"accreditation policy". Será que algum voluntário jornalista (p.ex. @Oona,
@Victor de Andrade) pode confirmar o termo correto?