On Tue, Nov 08, 2005 at 04:07:33PM -0200, Jorge Godoy wrote:

| O gerenciamento de memória do Linux é bem diferente do Windows, as coisas não
| são comparáveis tão facilmente, principalmente pelo Linux otimizar o uso da
| memória deslocando a maior parte das coisas para ela, evitando acessar disco e
| swap.  O Windows não tem essa mesma preocupação, infelizmente.

Se eh felizmente ou infelizmente depende do ponto de vista. De fato o
Linux nao costuma desalocar memoria alocada, mas tem uma especie de
'cache de alocacao'.

Acontece que o python tambem tem algo semelhante.  Vi em algum lugar
que ele tem uma tabela de alocacao para 'objetos pequenos' (inteiros,
etc) que dificilmente eh desalocada.

De acordo com algums rumores (nao me lembro exatamente a fonte, mas
acredito que tenha sido o Tim Peters), se o Python for compilado com o
MSVC no Windows ele libera memoria nao-utilizada para o sistema.

No fim das contas, se nao me falha a memoria, tudo isso tem a ver com
fragmentacao de memoria e ninguem me convenceu de que uma ou outra
abordagem eh melhor ou pior.

--
Sidnei da Silva
Enfold Systems, LLC.