Bom, o q tinha pensado de cara era um Page Template index_html dentro da pasta c/ alguma tag com o seguinte tal:replace:

tal:replace="python:context.REQUEST.RESPONSE.redirect(context.arquivo.absolute_url()+'/download')"

Agora ... Não era mais fácil apontar seu link direto p/ o arquivo ou p/ o link acima? ...
Além disso, s puder dar uma sugestão, desse jeito, o usuário pode se "assustar" (eu, particularmente, não gosto que coisas pulem na minha frente sem eu ter pedido - especialmente um download - ou sem saber que isso vai acontecer - ou seja, eu posso querer ver só o conteúdo da pasta e, se me quiser, clico no link "download" e faço o download ou, me importaria menos, se a página me disser "o download do arquivo xpto se iniciará automaticamente. Esse arquivo é p/ isso e isso e isso ...").

Bom, mas já deve resolver teu problema.
--
O Senhor, Jesus Cristo - Jo.11:25-26