Opa Rodson,

> Eu já tinha lido aquelas threads, e algumas outras...
> E as únicas soluções que eu vi não são viáveis, por exemplo as de
> comentar código...
>
> Pelo que parece ele tenta carregar o módulo pywintypes duas vezes. Mas
> o estranho é que isso só acontece nessa instancia do zope 2.7.8 com
> plone 2.0.5.

não sei como você fez as instalações, se foi apenas com os instaladores
do Plone ou se chegaste a usar o instalador do Zope. Pelo que eu li por
cima, se usar apenas os do Plone não teria problemas.

Então, uma sugestão seria fazer um backup dos dados, desinstalar tudo
e reinstalar apenas com os instaladores do Plone.

> Abaixo um comentário no código fonte onde faz o import:
>
> # As at pywin32-204, we must ensure pywintypes is the first win32 module
> # imported in our process, otherwise we can end up with 2 pywintypesxx.dll
> # instances in our process resulting in:
> # TypeError: The object is not a PySECURITY_ATTRIBUTES object

Outra coisa que poderia estar acontecendo é que algum dos produtos que
você está usando também está importando esse módulo (eu lembro que o Sidnei,
com uma dica do Mark, corrigiu isso em um dos componentes do Archetypes).

HTH.

--

Dorneles Treméa
X3ng Web Technology