[ "Gustavo Rahal" <[EMAIL PROTECTED]> ]:

|  Olá

|  Acabei de pegar a administracão de um portal que é feito em xoops (
|  www.xoops.org) e em apenas alguns dias usando-o percebi limitacões
| sérias.

Não conheço XOOPS, logo o que eu falar aqui não será a título de
comparação ;o)

|  Estou querendo fazer uma migracao pra plone mas tem algumas áreas
| que estão em aberto em especial a possibilidade de usar um forum

Existem produtos (extensões) que podem agregar esta funcionalidade
em portais Plone, mas ela (forum) não é oferecida por default. Existe
o conceito de comentários, que é forncedido por default, e pode ser
habilitado para qualquer conteúdo gerenciado pelo Plone. A escolha
entre o mecanismo de comentário e produtos que implementam Forum depende
do caso de uso. Eu particularmente não usei nenhum produto de Forum,
logo não saberia recomendar. Mas sei que existem, e provavelmente alguém
aqui na lista vá lhe recomendar algum em específico, dentre as
diversas opções [1].

|  Não tenho experiencia com plone. Recentemente fiz uma instalacao e
| estou lendo o "The Definitive guide to Plone". Portanto peco que se
| possível expliquem termos mais técnicos do jargão plone/zope.

|  O forum precisa ser poderoso o suficiente para ser possível criar
| diversas áreas de permissões, principalmente por grupos de usuários.

Permissões e grupos de usuários são recursos nativos do Zope/Plone,
o produto de Forum (se bem feito) deve contemplar estes conceitos.

|  Estou em dúvida sobre as seguintes possibilidades:
|  1) Usar tudo baseado em Plone
|   - Que software seria indicado para forum? Qual é o usado no
| tchezope.org? Ele permite controle de permissoes?
|   - O que poderia ser usado pra trocas de mensagens dentro do portal?

|  2) Usar o Plone + phpBB(ou algo semelhante).

Dúvido que nesta lista alguém recomende phpBB, eu mesmo desconheço
esta ferramenta.

[1] http://www.contentmanagementsoftware.info/plone/forum

Abração,
Senra