Cristiano escreveu:
> Oi Jean Ferri,

Olá Cristiano,

> Eu baixei aqui o Quota Folder , mas ainda não instalei o product.

Sugiro instalar e testar todos! ;-)

> atualmente eu estou montando uma pasta "mount point" para cada zodb q
> tenho configurado no zope. E no shell eu uso o comando "du" para ver o
> tamanho dos meus ZODBs.

Essa é uma abordagem diferente que te permitirá manter o controle sobre
os objetos de cada site isolado.

Porém você não poderá se basear nessa abordagem para controlar o tamanho
da base de dados pois ela não te dará parâmetros reais, devido ao
mecanismo de versionamento do ZODB que faz com que o banco cresca a cada
alteração nos objetos, guardando todo o seu histórico.

Você também vai ter maior consumo de memória pois terá o cache de
objetos de cada mount point. Sem falar no overhead de manutenção desses
mount points, caso você tenha muitos sites.

> Mas lendo o readme do Quota Folder, eu descobri que tenho que criar
> uma pasta do tipo "quota folder" e inserir meus objetos lá.

Você pode *tentar* montar a pasta Quota Folder diretamente como mount
point. *Talvez* funcione! ;-)

> Então, como eu tenho 1 arquivo zodb para cada portal Plone, pensei que
> poderia fazer a migração segundo o exemplo abaixo.
>
> Exemplo: /iasdgbi/portal
>
> onde "iasdgbi" é a minha pasta de "mount point" e "portal" é o objeto
> plone dentro dela
>
> Então, para migrar para o "quote folder", eu faria:
>
> 1) criar um quota folder "iasdgbi_aux"
> 2) mover tudo q está dentro de "iasdgbi" para "iasdgbi_aux"
> 3) apagar "iasdgbi" e remover as configurações do zodb para o iasdgbi
> de dentro do zope.conf
> 4) renomear "iasdgbi_aux" para "iasdgbi"

> [...]

Tente, mas faça isso em um Zope de desenvolvimento ou faça backup antes.

Lembre-se, quando você renomear um site plone ou fizer alguma alteração
no seu path, precisará reindexar os catálogos e talvez re-ownar os objetos.

> E outra, em disco, o zope, além do
> arquivo de ZODB ".fs" ele grava também o arquivo ".old". Assim,
> pergunto: o quota folder leva em consideração também o tamanho do
> arquivo .old , ou apenas o .fs?

Não, ele se baseia no tamanho total das informações dentro dele. De
qualquer maneira, tudo é open source e você pode descobrir como funciona
olhando os fontes. ;-)

> Enfim, as dúvidas são tantas. Mas espero quequando tudo estiver claro,
> o real objetivo esteja cumprido, que é o de controlar o tamanho em
> bytes que o meu site plone está ocupando no sistema.

Bem, essa é uma decisão que você terá que tomar. O objectis hospeda mais
de 16.000 sites. Certamente eles não mantém um mount point por site. =)

Se você quer aprender o que os caras fazem poderá entrar em contato com
eles, mas já adianto que a consultoria não será gratuita! ;-)

Abraço,

--
Jean Ferri

Responder a