Caros colegas de lista,

acho que a resposta aqui é usar o bom senso. Não vejo problema nenhum em
acontecerem ofertas de cursos, serviços, propostas de palestras, pedidos de
emprego ou oferta de vagas na lista, contanto que:

1) Seja explicitamente sobre Plone, Zope ou Python
2) Mantenhamos sempre um tom cordial e profissional
3) Que todos tenham os mesmos direitos

Em outras oportunidades já foi questionado a oferta de serviços nessa lista.
Eu encaro isso como uma mensagem de interesse geral e longe de ser um
off-topic. Acho importante que, guardados o devido profissionalismo e
respeitado o direito democrático do item #3, que fique claro que TODOS podem
oferecer seu serviços, pedir emprego ou oferecer vagas sem receios (alias,
profissional capacitado em plone hoje só fica sem emprego se quiser).

O ponto aqui é muito simples: a comunidade Plone e Zope já não é das maiores
e o mercado é tão grande que sempre tem trabalho para todo mundo (alias, é
fato que tem muito mais trabalho do que gente devidamente capacitada para
faze-lo é indiscutivel). Assim, não há sentido de ficarmos policiando uns
aos outros em nome de uma competição sem base, entre colegas de tecnologia.
O que temos é que, no melhor espírito do opensource, colaborar e manter a
lista cada vez mais ativa (e leia-se aqui por uma comunidade ativa, aquela
que tem não apenas tecnicos que demostram predileção pelo PZP, mas uma
comunidade que também pode transcender as fronteiras do "virtual" e
interagir para transformar conhecimento em em um negocio benefico a si
proprio e, numa visão mais ampla, a toda comunidade tambem.

Um abraço

Fabiano Weimar
Um dos moderadores da zope-pt

On 3/15/07, Luciano Ramalho <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

  On 3/15/07, Luiz Melo <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

>  Estou vendo inúmeras ofertas de treinamento na lista zope-pt

Depois de responder ao seu questionamento, fiz uma rápida pesquisa pelo
histórico da lista (procurei "treinamento" e depois "curso" via Gmail), mas
não achei "inúmeras ofertas de treinamento", portanto este não me parece um
problema real, Luiz.

Por sinal, em que empresa você trabalha? Os treinamentos que vocês
oferecem são de Plone, Zope ou Python, ou têm outros temas?

[ ]s
Luciano

--
Fabiano Weimar dos Santos (xiru)