Olá Paulo,

Se você porcurar por "session" na zope-dev vai ver que sessões em Zope2
muitas vezes apresentam problemas semelhantes aos que você percebeu. A dica
principal que se ouve é que você deve usar sessões com bastante moderação, e
de preferência não usá-las para usuários que estão só de passagem rápida
pelo site.

Uma dica que eu acho que pode te ajudar mais é usar uma implementação
alternativa de sessões para o Zope:
http://agendaless.com/Members/tseaver/software/faster

Essa implementação utiliza uma estratégia de armazenagem de dados projetada
para evitar problemas com ConflictErrors.