[ demetrius ]:

|Galera... to entrando nesse grupo pq to num baita problema...
|Antigo programador C, C++, J2EE... acabei quebrando a cara... me
|exigiram que eu aprendesse a usar python zope e plone agora... soh q
|nao sei muito... python eh tranquilo... jah ateh consegui escrever
|algumas coisas e testar e tal... mas to muito verde...
|Agora o Zope/Plone eh XXXX de mexer... adicionei lah um script
|python hello world e testei.. funcionou e tal... mas na hora que eu
|tentei exibir direto do browser digitando o endereço.. puts...
|fumaçouu...

Alguns bizzus:

 1) resista a tentação da metodologia tentativa e erro ;o)
    *Leia* muito antes de qualquer tentativa

 2) Comece de baixo para cima: Python -> Zope -> Plone
    Sem uma fundação sólida vc sempre vai se sentir inseguro.
    (mesmo com uma fundação sólida bate insegurança às vezes hehehe)

 3) 9 gestantes não são capazes de dar a luz em apenas 1 mês.
    O aprendizado leva tempo, não vai ser da noite para o dia
    que vc vai estar dominando. Sem expectativas irreais vc vai
    se sentir mais bem sucedido no aprendizado.

| um material pra iniciantes

A boa notícia é que existe material,  as más notícias:

 - o material não é necessariamente para iniciantes
 - o material nem sempre está *atualizado* (toda a pilha
   tecnologica está evoluindo)
 - o material não está centralizado mas distribuído

Minha sugestão é:

 1) leia e re-leia o tutorial de Python [1] até estar seguro
 2) leia o Zope book [2] *tudo exceto DTML*
 3) leia o livro do Andy Mackay "Definitive Guide to Plone" [3],
    tem versão on-line.

Essas 3 leituras são a base. Daí, vc pode se atualizar e aprofundar
em quilos de outros materiais. Existe material em português e o
pessoal ou já citou ou vai citar essas fontes também. Todas
são válidas, eu passei o que eu considero o *mínimo* que qualquer
*profissional* da área deva saber ;o)

[1] http://docs.python.org/tut/tut.html (Original Inglês)
[2] http://www.plope.com/Books/2_7Edition
[3] http://docs.neuroinf.de/PloneBook