Supondo que você ainda continue usando o CentOS:

# yum update
# yum install python python-dev

Depois rode o configure do zope sem nenhuma opção que ele vai.

Sugiro também assistir aos vídeos do Fábio Rizzo:
http://www.fabiorizzo.com/zope/instalacao-do-zope-2-8-1-video-aula

--
Jeronimo Zucco
Núcleo de Processamento de Dados