Bom, descobri onde estava o erro.

No módulo tempo.py estava definido

@ram.cache(render_cachekey)
def render(self):
   return xhtml_compress(self._template())

Ao retirar essa linha: @ram.cache(render_cachekey)
o portlet passou a ser exibido...

Fuçando no codigo fonte do plone percebi que isso tem haver com a
configaração de cache para o template que será renderizado, no meu
caso tempo.pt, entao surgiu outras dúvidas.

Porque essa configuração nao funcionou no meu caso?(eu copiei o codigo
do portlet news.py)

Não utilizando esse tipo de configuração, qual seria o impacto num
site de produção? (pretendo utilizar esse skin em mais de 30 portais
diferentes.)

Aproveitando gostaria de saber aonde posso encontrar documentação
sobre esses "annotations" que encontrei no código fonte do plone 3,
por exemplo:
@ram.cache(render_cachekey)
@property
@memoize