Prezado Jonas
  Estou, como sempre de saída para viagens e palestras de divulgação do sistema
Voisin e animação de pequenos produtores de Santa Catarina. Não terei tempo de
extender-me sobre tuas sempre sábias e oportunas considerações. Os
esclarecimentos de Sérgio foram muito precisos e é isso mesmo o que se exige de
bovinos ao abate aqui no RS. No Uruguai,a cobertura de gordura é exagerada,
parece-me, mas os compradores externos querem-na e exigem-na assim mesmo. A
gordura externa faz com que o resfriamento da carcaça ocorra de maneira lenta,
o que evita o escurecimento da carne e a reduçao de sua maciez. Quem aprecia a
gordura, come-a a seu modo; quem não aprecia ou não quer ingerir gordura, pode
rejeitá-la em parte ou no todo. A raça Hereford permite isso e é uma de suas
vantagens competitivas,já que dá ao consumidor opções. As raças de carne
marmoreada - como Angus e a muito na moda japonesa-coreana Wagyu - são
excelentes, mas não deixam opções ao consumidor. É comer ou comer. Os
frigoríficos brasileiros não têm trabalhado como deveriam a questão de
tipificação de carcaças e prêmio porqualidade.Ainda estamos a comercializar
bovinos por quilograma de peso vivo. As desonfianças entre fornecedores e
compradores na cadeia da carne sãoabissais. Pecuarista que no sul do Brasil
nunca  foi lesado por compradores de gado em pé são raros. Segue o debate.
  Um abraço do
  Humberto Sorio