Prezada Dra. Celia,

De uma maneira geral, verificamos nas ultimas décadas um consideravel aumento
de referencias a bubalinos tanto em publicações especializadas quanto em
eventos dirigidos a tecnicos das áreas de Zootecnia e Veterinária e mesmo já se
nota a presença de alguma carga horária dedicada ao estudo da espécie em grande
parte das grades curriculares das faculdades.

Em que pese ainda um grande vazio de conhecimento de inumeros aspectos da
espécie, em particular em nosso meio, me parece que uma sensível lacuna é a
ausencia de difusão do conhecimento já existente.
Raras são publicações de referência sobre a espécie a que criadores,estudandes
ou profissionais possam se valer para aprofundar o conhecimento mais atualizado
sobre a espécie já disponível. Da mesma forma, nos parece muito tímida a
participação de nossos pesquisadores divulgando aspectos práticos do
conhecimento que acumularam nas pesquisas já realizadas em veículos fora dos
circulos acadêmicos,talvez pelo fato que o ambiente acadêmico pouco valor
oferece às ações de extensão do conhecimento na avaliação de seu desempenho
profissional.

Sobre demandas específicas, me permito elencar algumas:
- Aferição e estabelecimento de provas diagnósticas precisas de determinadas
patologias em bubalinos tais como a brucelose e tuberculose.
- Aferição da eficiência de medicamentos e vacinas desenvolvidas para outras
espécies em bubalinos em função de suas particularidades, entre elas a
longevidade reprodutiva.
- Estabelecimento de padrões nutricionais para as diversas categorias e
finalidades de exploração, particularmente de animais criados em pastagens
tropicais, modelo produtivo predominande no continente e pouco desenvolvido nos
países de origem da espécie (Asia e Europa)
- Aprofundamento do estudo da fisiologia da lactação da espécie, diante da
significativa diferença em relação aos bovinos.
- Um trabalho efetivo de melhoramento da espécie baseado em rastreabilidade,
coleta de dados produtivos, avaliação genética dos indivíduos e desenvolvimento
de biotecnicas, de forma abrangente (inumeros biomas, grupamentos genéticos e
modelos de exploração) e multiinstitucional que permita uma ampla identificação
e difusão de indivíduos de maior mérito produtivo.

Otavio