________________________________
 De: Otavio Bernardes <ota...@ingai.com.br>
Para: bufalos@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Quarta-feira, 10 de Abril de 2013 7:54
Assunto: [bufalos] Abate de bubalinos

Sergio,

Mais uma vez ouço aí do Sul informação de restrições "legais" para abate de
bubalinos em frigoríficos. Sem parecer chato, pergunto novamente se alguem
poderia indicar a norma legal em referencia que obriga "autorização especial
para abate de búfalos"  a fim que possamos iniciar alguma mobilização no
sentido de favorecer o abate.

Destqco que, no sentido inverso desta informação, notícia veiculada no próprio
site do governo do Rio Grnade do Sul, dá conta que o Frigorífico Famile de
Pelotas "que abate bovinos, ovinos e búfalos" foi incluido em julho de 2012 no
SISBI-POA, ou seja, foi autorizado a abater e comercializar carne destas
espécies para todo o país.
(http://www.estado.rs.gov.br/noticias/1/104204/Mais-um-frigorifico-fiscalizado-pela-Cispoa-e-habilitado-ao-comercio-interestadual/14/16//

<http://www.estado.rs.gov.br/noticias/1/104204/Mais-um-frigorifico-fiscalizado-pela-Cispoa-e-habilitado-ao-comercio-interestadual/14/16/>
  )

O regulamento federal (Riispoa), parece não fazer nenhuma distinção ao dispor:
Art. 106 - Nos estabelecimentos subordinados á Inspeção Federal é permitida a
matança de bovídeos, eqüídeos, suínos, ovinos, caprinos e coelhos, bem como das
diferentes aves domésticas e de caça, usadas na alimentação humana.

Onde reune num só termo bovino e bubalinos (BOVIDEOS).

Sobre métodos de insensibilização, há uma normativa federal, a IN nº 3 de 2.000
do MAPA, que trata do REGULAMENTO TÉCNICO DE MÉTODOS DE INSENSIBILIZAÇÃO PARA O
ABATE HUMANITÁRIO DE ANIMAIS DE AÇOUGUE e que começa definindo animais de
açougue como: 2.2. Animais de açougue: são os mamíferos (bovídeos, equídeos,
suínos, ovinos, caprinos e coelhos) e ..., sacrificados em estabelecimentos sob
inspeção veterinária. ...Novamente se refere a... BOVIDEOS e, em nenhum momento
faz qualquer citação a bubalinos.

Um entrave certamente parece ser a ROTULAGEM, já que a legislaação obriga que
se identifique a espécie embalada e, caso o frigrífico não comercialize a carne
bubalina como tal, como poderia estar abatendo-os ?

Otavio