-----Mensagem original-----
De: bufalos@yahoogrupos.com.br [mailto:bufalos@yahoogrupos.com.br] Em nome
de Roselene Nunes da Silveira
Enviada em: sexta-feira, 19 de julho de 2013 12:25
Para: discussao bufalos
Assunto: RE: [bufalos] Problemas no parto

Caros Colegas, gostaria de ser retirada da lista.
Att
Roselene

To: bufalos@yahoogrupos.com.br
From: mari...@upis.br
Date: Fri, 19 Jul 2013 11:38:59 -0300
Subject: Re: [bufalos] Problemas no parto

      Obrigada Ronaldo.

Devemos observar e evitar touros que tenham crias com peso ao nascer

(ou não nascer...) acima da média. Isto para continuarmos não tendo

problemas com parto.

Se acontecer de novo (tomara que não) veja o tamanho do bezerro (peso)

e depois compara com a média dos nascimentos e vê quem é o pai. Se

tiver um touro dando crias muito grandes sugiro elimina-lo da

reprodução.

Se a búfala morrer, abre ela e tira o bezerro para poder pesa-lo.

Não estou afirmando que o problema é o tamanho do bezerro, pois são

muitas as causas de distocia (problemas de parto), mas a única que

temos alguma possibilidade de evitar, ou diminuir a incidência, é a

causada por bezerros grandes demais.

Atenciosamente,

Marilia

Citando Ronaldo Garcia <rrccgar...@yahoo.com.br>:

> O primeiro nem vimos, pois a búfala morreu sem que ele aparecesse.

> O segundo parecia grande, porém não estava encaixado corretamente,

> uma perna traseira saiu e a outra ficou dobrada, queria nascer de

> bunda, coitado.

> Como morreu dentro da mãe, começou a inchar e não conseguimos ajudar.

> Normalmente os bezerros não nascem grandes e dificilmente observamos

> problemas de parição.

> Ronaldo

> ________________________________

>  De: Marilia Viviane Snel de Oliveira <mari...@upis.br>

> Para: bufalos@yahoogrupos.com.br

> [...]

UPIS - FACULDADES INTEGRADAS.

-----
Nenhum virus encontrado nessa mensagem.
Versao: 2012.0.2242 / Banco de dados de virus: 3204/6003 - Data de
Lancamento: 07/19/13

-----
Nenhum vírus encontrado nessa mensagem.
Versão: 2012.0.2242 / Banco de dados de vírus: 3204/6003 - Data de
Lançamento: 07/19/13