Prezados,
Conforme o colega Láu falou a búfala reage bem a cesariana e também a
fetotomia. Tivemos oportunidade de fazer várias vezes ambas intervenções em
búfalas, todas com exito.A principal causa desse distúrbio nesta espécie é o
estreitamente pélvico materno e o tamanho do feto, seguidode alterações na
apresentação, posição e atitude. Vale salientar que nesta espécie, o feto logo
que morre no útero entra em rápida decomposição o que aumentasignificativamente
 o seu tamanho, impossibilitando manobras obstétricas comuns para o seu
delivramento. Aí entra a fetotomia, que funciona muito bem a nível de fazenda.
SDS

William Vale Médico Veterinário e Pequeno Bubalinocultor