Amigo Ronaldo
Se vamos procurar no velho e conhecido dicionário Aurélio, o significado da
palavra Exótico, observamos que significa:  Que não é indígena,
estrangeiro, esdrúxulo, extravagante. Ou ainda: Contrário de Autóctone, que
significa: Habitante primitivo de uma terra, aborígene, ou Aquilo que é
originário do pais considerado.
Assim, o búfalo realmente é exótico, pois ele não é originário do Brasil,
não é aborígene, é estrangeiro.
Por outro lado os bovinos, ovinos, suínos, equinos e galináceos também não
são originários do país, pois quando os portugueses aqui chegaram não
existiam nessas terras. Assim, devem também ser chamados de exóticos.
Ocorre que quando essas espécies vieram, já eram bastante conhecidas na
Europa como animais domésticos de produção. Aqui chegaram para servirem
principalmente como animais para tração, montaria, alimentação e vestuário.

Os búfalos por sua vez, originários de uma região pouco conhecida e
considerada por todos como fim de mundo, diferente e exótica. Aqui, foram
largados nos campos do Marajó, onde sobreviveram por muito tempo, com fama
de exótico, esdrúxulo e extravagante, capaz de resistirem a tudo e a todos.
Eram destinados para áreas insalubres onde os bovinos não conseguiam
produzir. Além disso levam o nome de "Búfalos" que por analogia ao Bisão
americano são animais selvagens, bravios e somente pegos através da "bala"
pelos índios e o Búfalo Bill. Fama que levam até hoje.
Acredito, que para mudar esse conceito, somente com um um bom trabalho de
conscientização da população através da mídia, principalmente a televisão,
a semelhança dos canais específicos , onde são mostrados leilões, raças,
etc... etc..., sendo que a ABCB, poderia tomar a frente disso.
Caso contrário ficaremos explicando para os ignorantes que o búfalo chegou
no Brasil para ficar e que não é nada disso que pensam, coisa que estamos
"careca" de saber.

Hugo Lau