To: bufalos@yahoogrupos.com.br
From: badiasolive...@zootecnista.com.br
Date: Mon, 7 Oct 2013 18:33:59 -0300
Subject: [bufalos] Imersão em água indispensável ou não???

      Caros amigos da lista,
boa noite. Venho através deste recorrer aos amigos para ouvir opiniões e
esclarecer melhor um assunto que me deixa com a pulga atrás da orelha. Deste
que eu me interessei pelos bubalinos e passei a pesquisar e estudar um pouco
mais sobre a espécie, volta e meia sou questionado e ouço discutir um assunto:
a necessidade, tida por muitos como vital ao búfalo, de se imergir em água. O
que acontece é que esta é tida como um limitante para a pecuária bubalina, uma
vez que se diz ser essencial ter água (açude,represa, corrego ou qualquer outro
manacial de água) para os animais se refrescarem. Em artigos e publicações da
Embrapaa uma discordância: algumas publicações dizem ser essencial se ter água
para os animias se banharem, outras porém dizem que o sombreamento de no minimo
20% é sufuciente. Já quando se veêm entrevistas ou discussões entre
profissionais esta discordãncia se mantêm ( uns dizem bastar sombra, outros
dizem ser necessário se ter água ). Esta também faz do búfalo um vilão do meio
ambiente e preservação ambiental, na boca de alguns, pois se culpa os animais
por ao entrarem em mananciais de água para se banharem causam erosão e
assoriamento dos mesmos. Sei que isto não é culpa dos bufalos e sim de um
manejo incorreto dos animais e dessas areas que são de preservação permanente
e sei também que se pode "refrescar" os animais através de chuveiros por
exemplo. Mas eu ainda continuo com a dúvida e sinceramente sem uma resposta
final sobre o assunto. O que os amigos me dizem ??? Qual a opinião de cada um
sobre o tema???

Agradeço. Um abraço,
Breno.
Breno
Antonio Dias Oliveira graduando em zootecnia IFTM campus Uberaba MG

Email: badiasolive...@hotmail.com ou badiasolive...@zootecnista.com.br

Tel: TIM
(034) 9260-8249 ou CTBC (034) 8838-8041

Responder a