Prezados colegas!!

Sou professora da UNESP no Vale do Ribeira e trabalho com conforto térmico
animal. Temos feito algumas pesquisas com lagoa de imersão e chuveiros com
água para novilhas.
De acordo também com as opiniões dos colegas postadas aqui, a presença de
sombra é primordial para as búfalas, pois auxilia no resfriamento do corpo.
Quando as búfalas sentem calor, para se refrescar desviam energia que seria
utilizada na produção para esse resfriamento e, assim, diminuem a produção
de leite. Também diminuem a ingestão de alimentos com o mesmo objetivo de
diminuir a produção de calor.
Assim, qualquer sombreamento, de preferência natural é bem-vindo! Também
proporcionar o molhamento do animal é importante através de chuveiros ou
bicos aspersores. Os bicos nebulizadores também são bons e não consomem
muita água, nem molham muito o animal.
Em locais muito úmidos, como aqui no Vale, o molhamento com bicos
nebulizadores não é indicado porque aumentam ainda mais a umidade do ar,
tornando o ambiente desconfortável. Em regiões secas, como o Centro-oeste,
é excelente!
Gostaria muito de ouvir mais experiências de produtores, como as relatadas
aqui!

abraços a todos!

Kelly

Profª Drª Kelly Botigeli Sevegnani
Construções Rurais e Ambiência Animal
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
UNESP - Campus de Registro
Av. Nelson Brihi Badur, 430, Vila Tupy.
Registro, SP.
CEP 11900-000