Pombas, Kleber, e se o caseiro viu não tinha como salvar o gato sem matar a
jibóia? Eu lembro de ter visto num Globo Rural antigo um cachorro já todo
envolto por uma sucuri, - que atinge em alguns casos três vezes o tamanho e a
força de uma jibóia - ser salvo sem que se matasse a cobra. É claro que foram
dois ou três homens que fizeram o serviço. Isso se passou no pantanal e eles
estavam atravessando um rio onde a cobra pegou o cachorro tornando a operação
mais complicada por ser dentro d'água.
Mas a jibóia, embora eu não queira encarar uma, é bem menor que a sucuri e o
caseiro poderia ter chamado mais alguém...a não ser que estivesse a "milhas e
milhas de qualquer região habitada" (só pra lembrar Saint-Exupéry, que foi
sacaneado sem merecer quando transformaram O Pequeno Príncipe em livro de
misses). Se você já leu Terra dos Homens, e acredito que já tenha feito, sabe
do que estou falando.
Eu já tive um casal da jaguatiricas que foi devidamente doado ao Horto Botânico
de Niterói que na época mantinha também um pequeno zôo. Ele me foi dado por uma
mateiro em Itaocara quando morávamos lá e tínhamos uma chácara mas que não
permitia que fossem criados soltos pois a extensão de terra não era compatível
com o habitat desses animais. Ficaram numa pequena jaula por algum tempo apenas
para que houvesse a possibilidade de transporte e até porque é proibido manter
em cativeiro animais da nossa fauna silvestre.

O conselheiro causaria indigestão na jibóia.