Fernando,

Se não abrirmos os olhos para as soluções, não resolveremos o problema com
choradinhos.
Existem soluções e gente que não quer as soluções.
Existem problemas, devidamente identificados, como o mau uso da água, mas
não se tomam medidas educacionais para conduzir as pessoas ao enquadramento
de um uso auto-sustentável.
Não ouvi quase ninguém se manifestar contra o mau uso dos mananciais
represados, ( com a finalidade de gerar energia) ( uma forma de energia
limpa) em que se tira um baixíssimo proveito no atual sistema de usinas
turbinadas.
Acabo de dizer que, muito embora o Brasil seja prestigiado por ter um dos
maiores parques de usinas hidreletricas do Mundo, com todas as qualidades
intrinsecas de ser um tipo de energia renovável pelas chuvas e não poluente,
tendo em contrapartida hoje quem reclame desse sistema por ter desalojado
imensas empresas, fazendas, áreas urbanas etc, para inundação definitiva das
bacias de reserva volumétrica, também o Brasil desperdiça muita água por
esse mesmo sistema, tido como um dos melhores .
Será? Um dos melhores?
Já vai o tempo em que a carroça era um excelente veículo principalmente do
ponto de vista de quem estava a pé.
Os tempos passaram e hoje uma carroça é uma carroça!
Significa a comparação que os sistemas de turbinas hidreletricos também
devem ser reconvertidos senão não teremos como ultrapassar os apagões.
E porquê? Porque o Orçamento de Estado não comporta os investimentos
necessários ao crescimento da economia?
Também por isso mas fundamentalmente porque esse sistema está obsoleto, caro
e nas mãos de quem se dá muito por feliz cobrando de um povo que não
reclama.
Já divulguei aqui alguns dados que não foram contestados nem retrucados nem
por simples curiosidade abordados, a nâo ser pelo Sr. Marcassa que teve
curiosidade de mais querer saber.
Os dados que indiquei revelam que a energia contida na água pode ser cerca
de 36.000 vezes superior á energia potencial que ela exibe do alto das suas
represas até ao eixo de suas turbinas. Este valor é aproximado e pode em
certas situações ser o par de comparações diferentes mas de uma amplitude
que impressiona quem se aprofundar levemente nesse estudo da Fisica.
A tecnologia para se obter essa energia é simples e está ao alcance de quem
o queira fazer, desde que não tenha medo de lobies afetos ás grandes
companhias energéticas.
Significa que virtualmente toda a água que se consegue represar poderá ser
usada para fazer irrigação , bem como aquela que não se consegue represar ,
e que sai pelo ladrão, poderia ser transposta para outras regiões como se
cogita de fazer com o São Francisco.
Sobraria já muita água para termos um folego.
A viabilidade desta obras certamente existe, pois temos engenheiros á altura
para tais cálculos.

Dou-lhe toda a razão quando fala na exigência de controle, planejamento etc,
etc, que já nos habituamos a ouvir em quase todos os programas televisivos.
A gritaria é igual em todo o Mundo. E ainda bem que todos falamos a mesma
linguagem em termos de sobrevivência da Humanidade.
Mas o degrau que resolve já não é meramente politico nem estrictamente para
a tecnologia atual.
Insisto que devem ser postas em pratica outras tecnologias em oposição a
algumas que teimam em se perpetuar e que são de enorme grau poluente e têm
seus donos acirradamente defensores.
Veja o noticiário de hoje á meia noite e comprove a satisfação de tantos
"governadores " dos Estados Brasileiros esfregando as mãos de contentamento
por terem dividido o bolo dos impostos sobre o consumo de combustíveis.
Como podem tantas e diversas personalidades de destaque se harmonizar de
olhos fechados numa questão que tem muito para se reflectir quanto aos
malefícios que os atuais combustíveis têm para o Mundo?
Como se pode esperar que eles não torçam agora e afincadamente por mais uma
fatia do bolo como a CPMF que pleiteiam, assim como já estão ventilando a
taxação de Exportações?
A vertente política está aí á vista de quem quer ver.
A vertente tecnológica é mais séria e depende de profissionais sérios e
criativos que busquem resolver as carências energéticas em primeira mão como
forma de alcançar a viabilidade de outras obras em sequência, como a
Educação, a Saúde, a Habitação digna, o Emprego e o Desenvolvimento do
Brasil e do Mundo.

Por todas estas dicas que espero sirvam para reflectir sobre o problema da
água, afirmo de novo que, a falta de água não será tão assustadora se
buscarmos novas formas de uso, inclusivé como combustivel substituto dos
petróleos, álcool, diesel, gases fósseis, carvão e outros que sejam tão
perniciosos quanto, para a Humanidade.
Por estas dicas se vê também que o âmbito da Agronomia está sendo solicitado
para a compreensão de outras áreas da ciência que não apenas a faculdade de
plantar e colher alimentos.

Como tributo á discussão recordo que os atuais motores diesel ou ciclo Otto,
têm um péssimo rendimento que na média não ultrapassa os 30% da energia
liberada na combustão.
Sabe-se de há muito que outros dispositivos como as CC Células a Combustível
podem chegar a 85% ou mais de rendimentoem módulos de cogeração associada.
Sabe-se também que o Hidrogénio é o mais perfeito combustível para essas CC.
Sabe-se muito sobre o Hidrogénio e sobre a Àgua donde ele provém.
Precisamos querer usar essas tecnologias sem medo.
Para termos água limpa também para Irrigação.

Atenciosamente
Engº Jorge de Sousa
[EMAIL PROTECTED]
0xx3838212224