Prezado Edivaldo,
 
Como pode ver, outras achegas vão contornando o problema reunindo experiências.
Ninguém sabe tudo de tudo , mas sempre alguém sabe algo de alguma coisa.
Se o seu canal de chamada for eventualmente em cascata, o que me parece algo raro, e se seu problema for ferro que depois de arejado e oxidado vai se depositando , então pode contar com essa solução talvez parcial do seu problema, mas se o seu canal de chamada for em nível com as águas de um rio ou córrego, não vejo como fazer arejamento a não ser mecânicamente, e aí já terá um custo.
Mas entre outras tentativas se tiver de usar quimica e errar nessa quimica, conforme resposta do colega Ronaldo, você terá um "tiro pela culatra" que deve significar que o sistema não será muito seguro e trará em seu bojo um razoável risco de ineficácia, para não o chamar de arcaico.
Palavras á parte, insisto que seus cuidados na avaliação do método a empregar, devem priorizar a identificação do tipo de resíduos a remover e então partir para equipamentos ou procedimentos pertinentes.
Aproveitando a indicação de Ronaldo, sobre hidrociclones , eles servem para remoção de detritos de peso específico superior ao peso do liquido bombeado. Resíduoa de peso inferior, geralmente orgânicos, ficam no centro do turbilhão e são concentrados nos filtros entupindo os mesmos com maior velocidade.
Como pode apreciar, nem tudo o que hoje está escrito sob a forma de ciência, pode ou deve ser levado á letra.
Existem muitos trabalhos escritos por profissionais compertentes á sua época, mas cujo conteúdo evoluiu, fazendo com que novos conceitos tenham substituido procedimentos e equipamentos.
Ciência não é própriamente dogmática, nem sacerdotal. Ela evolui constantemente, razão pela qual em seu interior documental você encontra espaço para " tiros de culatra" e para "acaismos" e "ineficácias".
São inúmeras as obras de Hidraulica no Brasil que estão formalmente corretas pelas regras de outrora e que são no seu conjunto " Elefantes Brancos" de uma ineficácia assombrosa tanto técnica quanto económica. Todas elas com assinatura de profissional competente á época.
Aguardamos mais dados  que possam definir seu problema.
Atenciosamente,
Jorge de Sousa
 
 
 
 
 
 
----- Original Message -----
From: Ronaldo
Sent: Monday, May 31, 2004 9:03 AM
Subject: Re: [irriga-l] Qualidade da água



Edivaldo escreveu:
Prezados colegas do grupo de discussão
Gostaria de saber a respeito de como melhorarar a captação da água em sistemas de irrigação localizada. A quantidade de sólidos em suspensão na água aumenta a perda de carga em filtros e para diminuir a captação desses sólidos poderia adotar um canal de chamada fazendo diminuir a velocidade da água e sedimentar os sólidos. Pois bem, gostaria de saber como pode ser construído o canal de chamada. Alguém conhece alguma literatura a respeito?
Desde já agradeço.
 
Edivaldo Casarini
 
Caro Edivaldo,
O conhecimento da granulometria dos sólidos em suspensão ajudaria na tomada de decisão para adoção de medidas mitigativas....falo em medidas mitigativas pois vejo que essas têm a função de reduzir a pressão sobre  o sistema de filtragem que vc. tenha. Alternativas clássicas para redução de sólidos em suspensão são o hidrociclone e os tanques de decantação....não sei se o Jorge de Souza os classifica como arcaicos ou de eficácia reduzida......as vezes medidas simples, como o uso de queda d'água em degraus para reduzir por oxidação natural de níveis de ferro na água, se não de eficiência completa ajudam a reduzir o custo do tratamento principal.....no caso do exemplo do ferro, o tratamento principal comumente é a aplicação de um oxidante (cloro) ou sequestrante (polímeros); no caso do cloro, as vezes o tiro sai pela culatra....como julgar o arcáico?. No caso de tanques de decantação o seu dimensionamento é simples e baseado no tempo de decaimento de partículas.......há quem aponte como inconveniente desses tanques o fato de poderem ampliar o potencial de entupimento de causa biológica......vamos aguardar mais posicionamentos.
-- 
Ronaldo S. Resende
Embrapa Tabuleiros Costeiros
Av. Beira-mar, 3250
CEP 49025-040 Aracaju - Se
Tel. (79) 226-1354 Fax (79) 226-1369
Cel.: (79) 9987-8891

Responder a