Caros Colegas
 
Gostaria de levantar uma discussão sobre a relação entre a aplicação da água na irrigação com a ocorrencia da fotossintese.
É sabido que a maioria dos usuários de irrigação, pelo menos aqui no Nordeste, promovem um grande aporte de água nas plantações durante a noite, devido ao baixo custo da energia elétrica neste usada neste período.
A preocupação é, além do consumo desnecessário de água, a grande contribuição dada pela irrigação descontrolada aos processos de desertificação hoje presentes em áreas antes utilizada para agricultura, cujos nutrientes do solo foram lixiviados pelo excesso de água.
Outra preocupação é o fato de que quando se nota alguma redução na produção dos cultivos irrigados, promove-se um incremento no aporte de fertilizantes químicos.
Então vejamos. A água não utilizada pelas plantações, (aquela aplicada fora da fotossintese) drena para o lençól freático. Se esta água está aditivada com produtos químicos, é de se esperar que elas estejam contaminando as reservas subterrâneas de água, transformando-se em grave agressão ambiental.
Temos aqui treis abordagens sobre a aplicação da água na irrigação para discutir-mos:
O consumo desnecessário de água na irrigação.
A desertificaçào
A contaminação de águas subterrâneas.
 
Cordiais saudações
 
Edvaldo Alves  

Responder a