Caros Colegas da Lista:

Acredito que esta é uma dúvida difícil de resolver pois teríamos que verificar
em qual
situação haveria mais perda de água: a noite, pois com a redução da absorção
das plantas
(decorrente da redução do processo fotossintético), teoricamente as perdas por
lixiviação
seriam mais facilitadas, como questionam o Edvaldo e o Vinícios; ou durante o
dia, devido
ao vento e as maoires taxas evaporativas. Para responder essa pergunta,
deveriamos
quantificar as duas perdas o que eu acho muito difícil. Neste caso, como
qualquer perda de
água é uma desvantagem, seja econômica e/ou ambiental, eu acho que deveríamos
nos
concentrar em propiciar manejos de irrigação mais adequados por meio de
aplicação de
lâminas baseadas no consumo das plantas e que não superem a capacidade de
campo. Como o
Jose Alves abordou muito bem, embora exista muitas variações no sistema, um
manejo de
irrigação, mesmo que seja com dados médios, a princípio já é um grande avanço
no atual
contexto da situação da agricultura irrigada no Brasil.

Abraços e tenham um bom dia.

--
Luiz Sergio Vanzela
Engenheiro Agronomo