Talvez sim!

Mas o negócio é que o sistema ele foi feito usando essa gambiarra e
até estava funcionando bem até algum tempo atrás quando passou por um
estágio de alimentação de dados mais agressiva em que contratamos
alguns digitadores para fazer a digitação.

Não sei se visões materializadas seriam adequadas para esse caso,
visto que não conheço a fundo o sistema. Mas talvez conversando com
meia dúzia de pessoas consiga convencê-las a fazermos um teste dessa
forma. Mas ai entra em outra questão ... como eu faria isso no
Postgresql 8.1 ?!

Até o pouco que eu sei o PostgreSQL não suporta visões materializadas
nativamente então teriamos que usar gambiarras para isso, certo?
Existe uma forma simples de implementar isso, alguém tem algum
tutorial pra indicar (o manual do postgresql apresenta algo sobre
isso? Acho que já procurei sobre isso lá e não me recordo de tê-lo
encontrado. Terei que ver outra vez)

Antes que a galera sugira, eu já passei no Google e achei isso:
[1] http://cunha17.cristianoduarte.pro.br/postgresql/snapshots.php
[2] http://jonathangardner.net/PostgreSQL/materialized_views/matviews.html

Na realidade eu não sei afirmar com precisão se, em caso de substituir
tudo por uma visão, há a necessidade delas serem materializadas, uma
vez que estes dados são lidos por um sistema WEB rodando em algum
outro servidor que não está sob os meus cuidados e só Deus sabe em que
país está ele e converte tudo para XML. Vá entender o por que !!! ;-)

Em todo caso eu verei mais sobre as 'materialized views' e veremos no que dá.

Em 23/07/07, Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

>         Será que você não precisa de visões materializadas?  Assim talvez você
> pudesse evitar essa custosa reconstrução de estruturas redundantes,
> mantendo-as automaticamente.
>

> --
> Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA  <[EMAIL PROTECTED]>
> Atech Fundação Aplicação de Tecnologias Críticas  SP, BR
> msnim:[EMAIL PROTECTED]
> skype:leandro.gfc.dutra?chat     +55 (11) 3040 7300 r151
>

> - - - - -
>
> Politica de Privacidade: Esta mensagem pode conter informacao confidencial
> [...]

Welington Rodrigues Braga
    Web: http://gtk-br.welrbraga.t5.com.br
    MSN: welrbraga[*]msn·com
    Gtalk: welrbraga[*]gmail·com
    Yahoo / Skype:  welrbraga
    ICQ: 52789331

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém
não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém
não destruídos;" - 2Co 4:8,9