Em 16/08/07, Nelson Cartaxo<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Boa tarde,
>
> Alguem conhece alguma ferramenta que faça a migração do oracle para
> postgres. O nosso maior problema está nos campos que possuem os datatypes
> Long, Blob e Clob.

Hum.... para converter dados no formato texto, o PostgreSQL não tem
muita dificuldade, mas os dados binários (BLOB) são realmente um
desafio. O ora2pg pode te ajudar com os dados não binários, mas para
os dados binários a minha recomendação é:

Crie uma pequena aplicação que se conecte no Oracle, leia os campos
binários reconstruindo o arquivo binário no sistema de arquivos e
depois se conecte no PostgreSQL e grave o arquivo gerado. Dá um pouco
de trabalho para se acertar um pouco no começo... mas é uma forma
bastante segura de se fazer isto. Um detalhe é que você pode escolher
a linguagem de programação que você tem mais facilidade, mas deve
ficar longe do ODBC!

É claro que existem ferramentas proprietárias para fazer isso, mas se
você quer ter controle do processo, nada melhor do que fazer as coisas
na mão.

Atenciosamente,
Fábio Telles
--