MArco,

no tuning de memoria no SO, as variáveis são do kernel (pelo menos para o
Linux, não faço idéia de como seja no Windows): shmall, shmmax, shmmni, sem.

Para ver o que são, e o que fazer com elas, favor executar o comando
"man proc", e ler a documentação do PostgreSQL que indica quais valores podem
ser colocados nestas variáveis.

http://www.postgresql.org/docs/8.1/static/kernel-resources.html#SYSVIPC
http://www.postgresql.org/docs/8.1/static/runtime-config-resource.html

Leituras adicionais obrigatórias para TUNING do PostgreSQL:
http://www.powerpostgresql.com/PerfList
http://www.powerpostgresql.com/Downloads/annotated_conf_80.html

--

/*