2008/1/25 Marcos Fabrício Corso <[EMAIL PROTECTED]>:
> eu sou totalmente a favor da regulamentação da profissão
> é duro vc ter que falar pra um cliente que teu sistema ou site é melhor do
> que o de um pia de 12 anos

Aqui nos EUA nao existe regulamentacao da profissao de informatica, e
pelo que eu vejo a industria de tecnologia de informacao vai muito
bem, obrigado. Tem pia' de 12 anos que e' mais talentoso que gente de
40, apesar de serem raros. Sem querer me enquadrar na categoria de
"mais talentoso", mas eu escrevi programas para informatizacao de
clinicas medicas quando eu tinha 9 anos, em BASIC no TK-2000 com 128
KiB de memoria e drive externo de 5 1/4". Se eu tivesse sido proibido
de faze-lo, provavelmente nao teria continuado a estudar informatica.

Eu contrato gente para empresa que trabalho, e nao e' incomum uma
pessoa que nao tenha formacao academica ser a mais qualificada,
dependendo da area, apesar de preferirmos pessoal com formacao
academica.

Se a minha empresa (sou acionista) fosse obrigada por uma lei qualquer
a contratar pessoal que fosse "regulamentado" por um conselho
burocrata qualquer, eu teria que despedir 75% dos meus programadores,
e provavelmente teria que fechar as portas, ou o meu custo subiria
muito.

A industria de tecnologia do Brasil precisa de estimulo. Precisa
crescer para criar mais empregos, mais empreendores, mais inovacao. Os
profissionais precisam se qualificar para competir no mercado global.
Regulamentacao nao vai ajudar em nenhuma dessas metas.

-Roberto