Le Tue, 07 Oct 2008 00:50:33 +0900, Yoshio a écrit :

> Sempre ouvi e li que o melhor é ter sempre uma chave primária numérica
> na tabela e evitar chaves textuais.

Por quê?

> Não cheguei a trabalhar pra valer em
> um banco bem normalizado, então não sei se isto é verdade.

Não é.

> Em todos os
> fontes que eu vejo por aí (principalmente aqueles controles de locadoras
> e estoques) muitas tabelas não possuem chave primária numérica (pra
> falar a verdade alguns nem tinham relacionamento)

Relacionamentos não têm muito a ver com a questão de chaves numéricas
(artificiais) ou naturais.

> como uma tabela de
> categorias que só tem um campo "categoria" do tipo texto (varchar) sendo
> ele mesmo a chave primária. Gostaria de saber a opinião de vocês, seria
> "pecado" demais utilizar campo de texto como chave primária?

Pelo contrário, uma relação (tabela) sem chave natural não é correto.

Vide o texto de minha apresentação no PgConBR...

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (11) 3040 7344 gTalk: xmpp:[EMAIL PROTECTED]