Em 07/10/08, Aldemir Vieira<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> PERAI! Isso fere a primeira forma normal. Ná prática, pense que se atualizar
> "grãos", você vai ter que fazer um "update" em todas as tabelas
> referenciadas. Não sei o que vocês tem contra "JOIN", normalização,
> relacionamentos e tabelas pregra o uso.

Discordando.

- A tabela apresentada está em 1NF pois nenhum de seus atribtutos é
multivalorado. (repare que no PostgreSQL podemos ter arrays e tipos).
- A tabela também está em 2NF pois todos os atributos dependem
funcionalmente da chave.
- A tabela também está em 3NF pois não existem dependências
transitivas entre seus atributos.

"Ná prática, pense que se atualizar "grãos", você vai ter que fazer um
"update" em todas as tabelas referenciadas"

E se você tivesse uma tabela extra contendo, por ex, 1 - grãos e por
alguma razão exótica desejasse mudar o código de 1 para 100? Creio que
você quis dar um exemplo de "anomalia de atualização" mas não é o
caso.

Correndo o risco de "chover no molhado" creio que todos aqui são a
favor da normalização e pregam e incentivam sua aplicação.

Osvaldo