Fala,

ajuda vc também colocar uma idéia do que vai rodar nele, quantas pessoas vão
acessar, como vai ser esse acesso etc.

apareceu uma discussão a um tempo sobre o melhor processador, dá uma
procurada na lista. Li a um tempo uma discussão sobre processadores Xeon, em
que de um modelo para o outro existia um ganho considerável mas não guardei
o link.

mas via de regra, quanto mais mémoria RAM melhor, veja até quanto você pode
expandir esses 4 Gigas.
Controladora -> dê preferência pra offboard.
Se o acesso entre o servidor e os usuários for numa rede local, pode ser
interessante colocar um rede ótica.
HD's -> dê preferências aos SAS mas se o custo for proibitivo de preferência
ao SATA II.
Quantidade de HD's -> não sei se isso (do sistema concorrer com o banco no
i/o) é relevente mas acho que a quantidade de HD's + controladora é mais pra
um RAID (1+0, 5 etc) (procure no google por RAID). Dependendo do tipo de
dados que ficaram no seu banco (dados tabulares, blobs, dados geográficos),
o tipo de RAID mais apropriado pode variar.

Quanto a sistemas de arquivos e configuração da partição de dados, isso
varia muito. Acho que se você perguntar pra 1000 DBA's vai obter 1000
respostas distintas :P.
Pra poder responder a isso tem que saber muita coisa sobre o sistema que vai
rodar nele, como será o acesso dos usuários e tal. E acho que mesmo que você
passe essa informação para a lista, ainda receberá respostas diferentes.
Só um detalhe, o padrão do PostgreSQL (quando vem em pacotes etc) é ser
instalado em /usr/local/pgsql etc. Notei que você só reservou ao /usr 4GB e
para a partição /db 250GB, então espero que você esteja ciente disso (se vc
vai compilar o postgres ou só colocar o data na partição db ou se vai pensar
em outra coisa, não sei).
Me parece que os tamanhos das partições, ficaram muito "apertadas", por
assim dizer. Pode ser só impressão mas é o que me pareceu (tipo você
reservou 250 para o banco mas somente 30 pra backup).

Quanto ao backup :P você vai escutar de tudo, desde pg_dump não é backup
etc.
No geral, o modo de backup depende muito do quanto os dados do seu cliente
são importantes, qual o tempo que ele está preparado para esperar o sistema
voltar depois de uma falha crítica etc.
Nesse caso é interessante você ler sobre replicação (procure no google por
Slony-I e PostgreSQL que você vai achar muita coisa) etc e ter a disposição
algumas máquinas para poder fazer os nós.
Leia também no manual do PostgreSQL sobre WAL, PITR etc. O manual é uma boa
fonte de informações.
Tipo pg_dump é o mínimo que você pode fazer sobre política de backup. (minha
opinião).

Como você fala que vai guardar imagem no banco, caso você guarde como BLOB
usando lo_import e tal, é interessante usar o -b no pg_dump (dá um pg_dump
--help e procure por blobs ou algo assim).

Luigi Castro Cardeles