2008/12/18 Álvaro Guimarães <alvaroguimar...@gmail.com>:
> Boa noite pessoal.
>
> Preciso escrever um documento com algumas diretivas sobre configuração
> do servidor de banco de dados para os clientes da empresa que
> trabalho; porém, tenho algumas dúvidas e agradeço antecipadamente quem
> puder me ajudar.
>
> A primeira dúvida surgiu ao montar a máquina no site da DELL.
> O servidor escolhido como modelo foi esse:
>
> Dell PowerEdge 1900
>        Processador único: Intel(R) Xeon(R) Quad-Core E5310 (1.60 GHz, 2x4 MB
> L2 cache, 1066 MHz FSB) - BRH9394
>        Memória: 4GB 667MHz (4X1GB), Dual Ranked
> [...]

Bom, na verdade você antes tem de se fazer uma pergunta muito mais
importante: Qual a sua prioridade, segurança ou velocidade?

Se for segurança, você deve com certeza fazer um RAID 1 por software.
Se for velocidade, você vai distribuir sim algumas coisas num HD e
outras noutro. Porém há de se saber que tipo de aplicações são estas.
Algumas carregam seus dados na memória e raramente vão solicitar o HD
novamente. Outras não funcionam assim.

Sua situação de qualquer forma não é cômoda. Apesar de você poder se
sentir confortável por ter muito espaço em disco, a verdade é que você
tem um servidor que está longe do ideal: não é um servidor dedicado, o
que limita as chances de um bom tuning, não usa bons discos (discos
SATA são mais lentos e menos confiáveis) e tem poucos discos.

Ok, você pode achar que eu estou exagerando um bocado. Tudo bem, mas
antes de responder qualquer coisa, convido-lhe para ler este texto de
minha autoria:
http://www.midstorm.org/~telles/2008/07/25/postgresql-discos-cia/

Acho que este pode ser um bom pondo de partida. O texto deve lhe tirar
algumas dúvidas e lhe trazer algumas tantas novas.

[]s
Fábio Telles
--
blog: http://www.midstorm.org/~telles/