Pense o seguinte... a segurança do banco depende da segurança do servidor,
desta forma presume-se que se o cara tem acesso root ao servidor ele tem
acesso ao que está nele.
Existem algumas medidas drasticas a se tomar levando em conta a viabilidade,
por exemplo, se não quer que acessem os arquivos de configurações do
postgres terá que limitar o acesso as pastas somente ao usuario do postgres,
essa configuração é dor de cabeça, pois as vezes o root precisa ter acesso a
estas pastas pra no caso de ter que reinstalar o postgres e etc... então
acaba não sendo viavel...
Agora se o problema é alguém poder ler ou pegar os dados da tua base, você
poderia gravar tudo encriptado, também não sei se seria o caso... mas são
coisas a se pensar.

Se a pessoa tem acesso direto a sua maquina... dificilmente irá conseguir
bloquear os acessos a base... pois pra cada meio de segurança existem N
meios de quebrar a segurança quando se tem acesso fisico a maquina.

"Acho" que encriptar ainda é a medida mais aconselhavel quando não quer que
alguem leia o que está ali. (claro que os fontes da aplicação que encripta
deve estar muito bem guardado e longe do servidor) (acaba virando uma
neorose rsrs )

Marcelo Silva