Para gravar encriptado é só fazer assim (a grosso modo):

Tabela Usuarios
nome
senha

Inserindo:

INSERT INTO Usuarios (nome, senha) VALUES (‘NOME DO USUARIO’, md5(‘12345’))

Alterando:

UPDATE Usuarios SET nome = ‘NOVO NOME’), senha= md5(‘67890’)
WHERE (nome = ‘NOME DO USUARIO’)

Veja a Função interna do Postgres “MD5” para Encriptar

Para pesquisar na base é só usar o MD5 tambem, veja:

SELECT * FROM Usuarios
WHERE (nome = ‘NOVO NOME’)
AND(senha = md5(‘67890’))

Para um simples execute esse simples SELECT e verá como ele irá gravar na base:

SELECT MD5('67890')

MD5 é uma função (hash) que não pode ser recuperada para o valor original,
desta forma ele é só de “ida” ou seja pra exibir em controle DBWare ou Edits
não é uma boa, pois fica ilegivel.

A melhor opção é criar sua propria função de encriptacao (embaralhamento) que
possa ser revertida no momento de exibir.

Sua função de encriptação terá uma chave (senha) que só você saberá, e por essa
“chave” poderá reverter o texto ou valor inserido na base.

O trabalho tem que justificar suas necessidades e vice versa.

Comentário:

Eu já peguei uma base de dados (Tabelas) em DBF que os dados mais importantes
eram todos encriptados por uma função no clipper, ou seja, mesmo em DBF é
praticamente impossivel ler a base sem os fontes originais.

Marcelo Silva