Em Qua 02 Mar 2011, às 16:57:12, Thiago Bocchile escreveu:
> Então galera, mas o que ele precisa é de uma forma de não alterarem o
>  pg_hba pelo que eu entendi, certo?
> A idéia que eu dei anteriormente, usando um dispositivo READ ONLY para
> colocar o pg_hba é valida, por mais que pareça uma "gambiarra".
>
> Essa idéia funciona tanto no Linux quanto no Windows, é só apontar para o
> arquivo pg_hba.conf da unidade externa (pode ser CD/DVD/Hd externo com read
> only ou meu favorito: unidade de rede, para windows).
> Mesmo o cara sendo R00T M4573R, ele não vai conseguir alterar NADA no
> arquivo, pois teoricamente, não da para gravar, correto?!

> [...]

Não pode alterar na mídia em questão, mas se você der um type/cat no arquivo,
poderá direcionar a saída para outro dispositivo, então gravar uma nova mídia e
substituí-la.
Como já foi comentado, acesso físico ao servidor, e/ou, acesso com privilégios
ao servidor é dar permissão para fazer o que for necessário para se ter acesso
mal intencionado ao que quiser.
Nos cursos de firewall para linux isto é a primeira coisa que é comentado na
questão de segurança, ou não se fala em segurança, aí já é outra coisa!

Atenciosamente,

Jocimar de Oliveira
www.erp-gerencia.com
Paraná - Região dos Campos Gerais

Atuando como: Desenvolvedor de Sistemas - Profissional liberal
Início das atividades: 19/mar/1989 - 21 anos

Linguagem de programação: FlagShip
S.O.: Linux

Migrando para linguagem de programação: Java (Desktop)
SGBD: PostGreSQL
IDE: NetBeans 6.9.1
S.O.: Linux