Ou seja, tenho de reformular meu questionamento :)
São dois casos distintos.
No 8.3 terei clientes com alta demanda de consulta e em um determinado
momento alta demanda de alteração de dados.
No 9.0 será mesclado, tanto a consulta como a inserção será em alta demanda.
O principal objetivo é escalabilidade e em segundo momento alta disponibilidade.
Não sei se respondi a pergunta Flávio.

Bruno E. A. Silva.
Analista de Sistemas.
Certified Scrum Master
LPIC-1
SCJP, SE 6
Novell CLA
Novell DCTS ECR
DBA Postgres
“A caixa dizia: Requer MS Windows ou superior. Então instalei Linux.”
- Sábio Desconhecido
"Alguns prestam serviço/consultoria de Qualidade, os outros vendem licença!"