Em 20 de junho de 2011 15:57, Bruno Silva <bemanuel...@gmail.com> escreveu:
> Ou seja, tenho de reformular meu questionamento :)
> São dois casos distintos.
> No 8.3 terei clientes com alta demanda de consulta e em um determinado
> momento alta demanda de alteração de dados.
> No 9.0 será mesclado, tanto a consulta como a inserção será em alta demanda.
> O principal objetivo é escalabilidade e em segundo momento alta
> disponibilidade.
> Não sei se respondi a pergunta Flávio.

Se você precisa de HA recomendo utilizar warm-standby com PostgreSQL
até 8.4 e hot-standby a partir de 9.0.
Você pode utilizar o PgPool como controle de estado.

Para escalabilidade horizontal, isso só é facilmente atingível para
aplicações com alto tráfego de leitura (SELECT). O PgPool pode te
ajudar em qualquer versão do PostgreSQL, utilizando o modo de
replicação síncrona com balanceamento de leitura embutidos nele, ou
mesmo hot-standby do PostgreSQL 9.0 + PgPool como balanceador de
carga.

Para escalabilidade de escrita você deve prever uma estratégia de
particionamento de dados (a.k.a. sharding) na sua aplicação ou
middleware. Você também pode escrever uma aplicação que utilize o
plproxy do Skype, ele escala muito muito muito bem a escrita, mas sua
aplicação deve ser escrtita pra ele.

Por fim, recomendo que você estude cada uma das sugestões acima, faça
testes em laboratório caso-a-caso e veja qual delas se enquadra melhor
no seu tipo de aplicação.

[]s
Flavio Gurgel